Certamente você já ouviu falar na cirurgia de colocação de prótese mamária que tem, entre outros, o objetivo de dar maior volume às mamas. Mas você sabia que existe, também, a cirurgia de redução de mama?
Também chamada de mamoplastia redutora, essa cirurgia tem por objetivo remover o excesso de tecido, gordura e pele das mamas da paciente — e, desta forma, trazer benefícios como:
- Equilibrar a estrutura corporal;
- Contribuir para a autoestima;
- Eliminar desconfortos, e possíveis dores nas costas, no pescoço e nos ombros, por exemplo.
Conheça, abaixo, 4 motivos que levam as mulheres a procurarem a cirurgia de redução de mama.
Motivos que levam à cirurgia de redução de mama
A mamoplastia redutora pode ser realizada em qualquer idade — inclusive na adolescência, se isso for realmente necessário — desde que, claro, as mamas da paciente estejam totalmente desenvolvidas.
Essa cirurgia, contudo, é indicada para:
- Mulheres que têm mamas muito grandes e, por conta disso, desenvolveram dores crônicas em regiões do corpo como costas, pescoço e ombros;
- Mulheres com erupção cutânea crônica na região das mamas ou com irritação da pele sob essa área;
- Mulheres com restrição de movimento por conta do tamanho das mamas;
- Mulheres que têm a autoestima impactada por conta do volume das mamas e, por isso, desejam diminuí-las.
Se algum desses motivos citados acima fizer parte da sua rotina, vale a pena marcar uma consulta com um cirurgião plástico capacitado e de confiança para falar a respeito do seu caso em específico!
No final desse artigo você conhecerá a profissional ideal para te auxiliar nesse processo. Mas, enquanto isso, e agora que você já sabe identificar se precisa (ou não) da redução de mama, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e as diversas informações que dizem respeito a ele.
Confira nos tópicos abaixo!
Como acontece a cirurgia de redução de mama
A mamoplastia redutora em si costuma durar em média 5 horas, dependendo do volume de tecido e gordura que serão removidos.
O processo como um todo tende a ser guiado pelas necessidades da paciente mas, de modo geral, o cirurgião faz uma incisão, conhecida como “T Invertido”. A partir dessa incisão, ele remove o excesso de tecido mamário, bem como de gordura e de pele para reduzir o tamanho de cada uma das mamas.
Ele também remodela as mamas e, em seguida, reposiciona os mamilos e as aréolas — garantindo, assim, um aspecto perfeitamente natural à área operada.
Leia também: Cirurgia plástica mamária: conheça os exames que seu médico irá pedir.
Após o procedimento, a paciente fica em observação por pelo menos 12 horas, antes de receber alta.
O pós-operatório da mamoplastia redutora
Você já sabe se precisa da redução de mama e como a cirurgia é realizada. Mas você sabia que também precisa estar preparada para o pós-operatório?
A paciente que passa por uma cirurgia desse tipo deve, em geral:
- Se afastar das atividades rotineiras (como trabalho ou estudos)— visto que precisa evitar levantar peso e também evitar levantar os braços no início do período de recuperação;
- Interromper as atividades físicas durante o período de recuperação e cicatrização, que pode durar cerca de 45 dias;
- Usar sutiã cirúrgico pelo tempo determinado pelo médico;
- Manter uma alimentação balanceada no pós-operatório, evitar a ingestão de muito sal e alimentos industrializados, e tomar bastante água;
- Dormir de barriga para cima por algumas semanas.
Ou seja: é um processo que exige organização prévia.
Os resultados da cirurgia de redução de mama
Os primeiros resultados da mamoplastia redutora já podem ser observados logo após o procedimento. Contudo, o resultado final, de fato, só vai aparecer quando o inchaço da região ceder completamente e o processo de cicatrização estiver concluído.
Como já mencionado acima, uma cirurgia de redução de mama contribui para aliviar possíveis dores e desconfortos. Mas, além disso, o procedimento também ajuda a aumentar o conforto na hora de praticar atividades físicas — o que contribui para a saúde e qualidade de vida, aumentando ainda mais a autoestima como um todo.
Sempre vale reforçar, entretanto, que é crucial buscar por profissionais capacitados e com boas referências no mercado.
Isso é fundamental para que qualquer cirurgia seja bem-sucedida!
Conheça a Dra. Sabrina Khalil
A Dra. Khalil (CRM 125157) é médica pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) e cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com título de especialista pela entidade também pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Ela é especialista em redução de mama e está à disposição para tirar todas as suas dúvidas a respeito do seu caso em específico.