A colocação de prótese de silicone está entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelo público feminino na tentativa de recuperar ou elevar a autoestima. Esse tipo de procedimento é indicado para aquelas mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seios, ou deixá-los mais simétricos e mais firmes.
Na hora de colocar as próteses mamárias, contudo, algumas escolhas são necessárias — não só em relação ao tamanho dessas próteses, mas também em termos de local de inserção do silicone, que pode ser por cima ou por baixo do músculo peitoral.
Obviamente, tudo deve ser decidido em conjunto com um profissional — um cirurgião plástico qualificado para a função — conforme avaliação médica. Mas, informação segura nunca é demais.
Por isso, vamos explicar, aqui, qual a diferença entre o silicone subglandular (que é colocado por cima do músculo) e o silicone submuscular (aquele colocado por baixo do músculo peitoral).
Acompanhe!
Silicone por cima ou por baixo do músculo? Entenda qual é a melhor opção para você
A prótese de silicone subglandular ou submuscular é uma escolha feita pelo cirurgião plástico com base no biotipo de cada mulher, bem como no resultado final esperado pela paciente.
Confira, abaixo, quando cada uma das técnicas é mais indicada:
O silicone por cima do músculo
Com a técnica de inserção de prótese de silicone por cima do músculo peitoral — chamada de subglandular, visto que se coloca o implante logo abaixo da glândula mamária e, portanto, por cima do músculo — o resultado costuma ficar bastante natural, apesar dos seios ficaram bastante acentuados.
Para que essa técnica seja possível, entretanto, é preciso que a paciente tenha a quantidade adequada de gordura e tecido mamário e o tamanho certo do tórax. Assim, é possível cobrir as bordas da prótese de silicone e garantir resultados, de fato, mais naturais.
Colocar a prótese de silicone por cima do músculo peitoral também é a técnica mais indicada para as mulheres com ptose mamária leve, ou seja, que possuem as mamas um pouco “caídas”, por conta da ação da gravidade — e que desejam, além de aumentar o volume dos seios, também elevá-los à posição original.
O silicone por baixo do músculo
Já a técnica de inserção de prótese de silicone por baixo do músculo peitoral — por sua vez, chamada de submuscular — é indicada para mulheres mais magras, com pouco tecido mamário.
Nesses casos, o músculo ajuda a cobrir o implante para que ele não transpareça através da pele e perca a naturalidade.
Em termos de pós-operatório…
No que se refere ao pós-operatório, a inserção da prótese de silicone por cima do músculo peitoral costuma proporcionar à paciente uma recuperação mais tranquila.
Contudo, como já mencionado, a aplicação dessa técnica vai depender das características e pretensões de resultados de cada mulher, e a inserção da prótese por baixo do músculo também não oferece grandes riscos na recuperação, desde que a paciente siga as orientações passadas.
Vale frisar que cada caso deve ser analisado particularmente por um profissional qualificado, que vai indicar a melhor opção de cirurgia para a paciente em questão. Por isso, é fundamental procurar por médicos e clínicas com ótimas referências no mercado — é o caso da Dra. Sabrina Khalil.
Leia também: Cirurgia plástica mamária: conheça os exames que seu médico irá pedir.
Sobre a Dra. Sabrina Khalil
Cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e com título de especialista na área pela mesma instituição e pela Associação Médica Brasileira (AMB), a Dra. Sabrina Khalil também é pós-graduada em Reconstrução de Mama pelo Hospital Pérola Byington (SP), além de ser membro da equipe de Reconstrução de Mama do Hospital Sírio Libanês (SP) desde 2013. Com anos de experiência na área, eleva a autoestima de mulheres todos os dias, por meio da inserção de próteses no local adequado e, também, por meio de outros procedimentos cirúrgicos que realiza.
Confira mais informações sobre a Dra. Sabrina Khalil!
Quer colocar a sua prótese de silicone com uma profissional qualificada e respeitada na área? Então, entre em contato com a Dra. Khalil, agende uma consulta e tire todas as dúvidas a respeito de qual a melhor técnica para o seu caso e as suas expectativas!