Cirurgia plástica mamária: conheça os exames que seu médico irá pedir

Cirurgia plástica mamária: conheça os exames que seu médico irá pedir

Cirurgia plástica mamária

Para quem está insatisfeita com o tamanho, formato ou flacidez dos seios, a cirurgia plástica mamária disponível no mercado é uma boa opção de investimento na autoestima!  

Se você quer aumentar o tamanho dos seios, há a mamoplastia de aumento, com a colocação de próteses de silicone — deixando-os, inclusive, mais firmes. Mas se, pelo contrário, você gostaria de reduzir o tamanho das mamas, existe a mamoplastia redutora, na qual o excesso de gordura é retirado da região e os seios são esculpidos para harmonizar com a sua estrutura corporal.  

Agora, se a sua principal reclamação em relação a essa parte do seu corpo é o fato de os seus seios já sinalizarem aquele caimento natural que vem com o tempo, a alternativa mais adequada é a chamada mastopexia — que funciona, justamente, para reverter essa “queda” natural das mamas. Esse tipo de cirurgia plástica mamária é realizado para elevar os seios à posição original e, assim, restabelecer a simetria do corpo da paciente. 

Ótimo…. Existem soluções para os mais variados incômodos, não é mesmo? Mas, como se preparar para elas?   

Primeiramente, você deve procurar por profissionais qualificados e com boas referências no mercado! Isso é crucial tanto para preservar a sua saúde quanto para conseguir os melhores resultados possíveis no procedimento. Depois, é fundamental seguir as orientações desses profissionais em todas as etapas da cirurgia plástica mamária.    

A seguir, falaremos, especificamente, sobre o pré-operatório desse tipo de cirurgia — principalmente em termos de quais são os exames necessários para a realização de uma mamoplastia ou mastopexia.  

Acompanhe! 

Exames que devem ser feitos antes de uma cirurgia plástica mamária  

Quando o assunto é preparar-se para um procedimento cirúrgico, existem alguns exames básicos, que são pedidos antes de qualquer tipo de cirurgia plástica — é o caso, por exemplo: 

  • De um hemograma completo; 
  • Da avaliação da coagulação do sangue; 
  • De glicemia de jejum; 
  • De um exame de urina; 
  • De um eletrocardiograma;  
  • De uma radiografia do tórax;  
  • De um exame de imagem das mamas, dentre outros específicos para cada caso. 

A realização desses exames tem como objetivo evitar o surgimento de complicações tanto durante o procedimento cirúrgico quanto no período pós-operatório — ou seja, durante a recuperação da paciente. Com eles, é possível verificar se está tudo certo com a sua saúde, e se a região em questão pode ser operada sem problemas. 

Ultrassom e mamografia

No caso específico de uma cirurgia plástica mamária— independentemente do tipo de cirurgia que você deseja realizar (mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora ou mastopexia) — existem, ainda, alguns exames adicionais, como é o caso da avaliação das suas mamas, por meio de exames de ultrassom e mamografia.  

A realização desses dois exames é feita para detectar possíveis lesões ou alterações nas mamas — como, por exemplo, cistos ou nódulos. Vale esclarecer que esses exames são comuns às três categorias de cirurgia mamária e devem ser feitos antes de iniciar qualquer procedimento.  

Daí em diante, os próximos passos vão depender dos resultados do que já foi feito. Pode haver, por exemplo, a necessidade de uma avaliação mais aprofundada sobre o caso particular da paciente. Se aparecer algum problema nesse sentido, é provável que precise ser previamente tratado antes da realização da cirurgia plástica mamária. 

Outras recomendações para o pré-operatório de uma cirurgia plástica mamária

  • Fazer jejum absoluto de oito horas antes da cirurgia, dentre outras orientações passadas especificamente por cada profissional; 
  • Informar o seu médico a respeito de todas as suas medicações de rotina, incluindo chás e fitoterápicos em uso — visto que alguns remédios precisam ser interrompidos ou evitados por um período; 
  • Fazer uma preparação da pele com hidratantes indicados pelo seu cirurgião; 
  • Manter uma alimentação balanceada, evitando dietas muito restritivas, uso de cigarros e bebidas alcoólicas;  
  • Fazer uma programação prévia das suas atividades habituais, para evitar esforços no pós-operatório.  

Vale reforçar que…

É muito importante procurar com dedicação por profissionais qualificados e com boas referências na hora de fazer uma cirurgia plástica mamária (bem como qualquer outro procedimento que envolva a sua saúde e bem-estar).  

Nesse sentido, saiba que a Dra. Sabrina Khalil é: 

  • Cirurgiã plástica — membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e com título de especialista na área pela mesma instituição e pela Associação Médica Brasileira (AMB); 
  • Pós-graduada em Reconstrução de Mama pelo Hospital Pérola Byington (SP); 
  • Membro da Equipe de Reconstrução de Mama do Hospital Sírio Libanês (SP) desde 2013; 
  • Professora da graduação do curso de Medicina da Uninove; 
  • Chefe do serviço de residência de cirurgia plástica do Hospital do Servidor Público Municipal (SP), entre outros títulos. 

Entre em contato para tirar suas dúvidas, ou agende uma consulta para conversar diretamente com a Dra. Sabrina e descobrir quais são os exames e cuidados pré-operatórios necessários no seu caso. 

CIRURGIÃ PLÁSTICA | CRM 125157

Dra. Sabrina Khalil

Clique em agendar, informe seus dados – nossa equipe entrará em contato para concluir o agendamento.

CIRURGIÃ PLÁSTICA | CRM 125157

Dra. Sabrina Khalil

Clique em agendar, informe seus dados – nossa equipe entrará em contato para concluir o agendamento.

Últimos posts

Lipoaspiração masculina: entenda como funciona o procedimento

Cirurgia plástica na barriga: saiba para que serve cada tipo

5 benefícios da cirurgia de pálpebras: o quinto é o nosso preferido!

Agende já sua consulta

Agendar sua consulta é simples e prático: basta selecionar a data e horário desejados e informar seus dados – nossa equipe entrará em contato para concluir o agendamento.

Agende já sua consulta

Ao longo dos anos, a Dra. Sabrina Khalil auxiliou inúmeros pacientes a fazer as pazes com a autoestima, através da busca por um corpo mais bonito e equilibrados, além de uma aparência facial mais jovem e radiante.